sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Concurso Público: Pague, passe e espere sentado!


Primeiro o edital e com ela a esperança, depois a inscrição e com ela o dinheiro, em seguida a prova e com ela a expectativa. E se acontece a tão sonhada classificação, é aquela euforia, o grito de alegria: - passei ! passei !

Mas vai continuar passando... passando os meses, passando os anos, passando o tempo e nada! É que ninguém falou que depois da prova tem uma outra prova: a prova da paciência! Paciência a tanta demora, a tanto silêncio e a tanto desrespeito a quem passa num concurso público, e não é chamado.

Afinal, o que está faltando? Ora, se há vagas disponíveis e pessoas aprovadas e qualificadas, então; qual a causa da não convocação dessas pessoas ao trabalho?

É o que acontece com a maioria dos concursos públicos: Concursos que arrecadam muito dinheiro, seriam alguns com fins eleitoreiros ? Concursos sob suspeitas de esquema, de fraude, de mentira, de enganação!

Por outro lado, agora mesmo, tem muita gente se preparando, estudando, pagando, renunciando a vida, debruçada em livros, fazendo cursos profissionalizantes, freqüentando cursinhos e mais cursinhos, à espera de uma chance para conseguir sua estabilidade profissional, seu emprego.

Emprego de que jeito? Se são aprovadas mas esquecidas, esquecidas na lista de inúmeros que também estão esperando a sua vez.

Por isso, já está mais do que na hora da CPI dos ‘concursados não chamados’, pois é preciso explicações à sociedade e principalmente aos que foram aprovados e não vêem a "cor" de suas nomeações.

Atenção Ministério Público, demais órgãos competentes sobre o assunto, investiguem, cobrem transparência nos concursos públicos, exijam agilidade às contratações, para que assim haja efetivação dos respectivos aprovados, e acabar com esse ar de incerteza, de angústia, de indignação aos que estão esperando ser chamados para prestarem um serviço para o qual se prepararam, empreenderam tempo, dinheiro e dedicação.

Com a palavra os que realizaram concursos públicos e não convocaram os aprovados, e sequer dão alguma satisfação. Respeitem o dinheiro do povo, respeitem acima de tudo o esforço das pessoas humildes que estudam cada vez mais com sacrifício.

Infelizmente, enquanto não houver maior transparência, seriedade e responsabilidade em certos concursos públicos, fica assim: Você paga, passa e espera sentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário